Você sabe quais são as causas da PERDA AUDITIVA?

28 de novembro de 2023

A perda auditiva é mais comum do que você imagina. Ela pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer idade e em todas as esferas da vida, e pode ocorrer por vários motivos:

  1. Perda auditiva relacionada à idade: também chamada de presbiacusia, essa é a causa mais comum. Ela ocorre gradualmente ao longo do tempo e é parte normal do envelhecimento do indivíduo. Embora ela seja permanente, pode ser tratada com a adaptação dos aparelhos auditivos. Seus sinais e sintomas podem ser variados, como:
    • Dificuldade para compreender a fala, porque “faltam pedaços” da conversa;
    • Pede para as pessoas repetirem o que foi dito;
    • Dificuldade para escutar no ruído;
    • Dificuldade com sons mais agudos como a voz de uma criança ou o cantar dos pássaros.
  2. Perda auditiva induzida por nível de pressão sonora elevado: outro tipo comum é a exposição constante a sons mais elevados. Sons do dia a dia, como trânsito, música alta, restaurantes podem afetar a audição. Ela pode ser temporária, mas a exposição frequente aos sons intensos dificulta a recuperação da audição. Com o tempo, a perda auditiva pode se tornar permanente e por isso é crucial a exposição a intensidade elevadas, fazer uso do protetor auricular, usar fones de ouvido de maneira sensata e fazer repouso auditivo.
  3. Perda auditiva hereditária: pode ser genética e herdada dos pais. Ela pode ser neurossensorial ou condutiva. A maioria dos tipos genéticos de perda auditiva está presente no nascimento, mas alguns também podem se desenvolver ao longo do tempo;
  4. Perda auditiva relacionada ao traumatismo cranioencefálico: um acidente ou trauma na cabeça ou na orelha também pode causar perda auditiva. Isso geralmente acontece porque uma pancada na cabeça pode causar danos à estruturas da orelha interna ou externa. Mesmo lesões pequenas podem resultar em perda auditiva, por isso é tão importante que pessoas de qualquer idade procurem tratamento médico em casos de ferimento na cabeça. Os tumores também podem causar sintomas de perda auditiva como zumbido ou sensação de plenitude auricular. Às vezes, os tumores podem ser tratados cirurgicamente, mas podem permanecer danos auditivos permanentes;
  5. Perda auditiva relacionada a doenças e medicamentos: existem vários tipos de doenças e medicamentos que podem contribuir ou desencadear uma perda auditiva, como:
    • Infecções de orelha média que podem causar perda auditiva temporária ou permanente;
    • Doença de Meniére também está associada à perda auditiva, assim como a otosclerose;
    • Alguns medicamentos, conhecidos como ototóxicos, estão associados à perda auditiva. Estes incluem grandes doses de antibióticos aminoglicosídeos, aspirina, anti-inflamatórios não esteroides e medicamentos quimioterápicos.

LEIA TAMBÉM